Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
20 jun 2016

O projeto ReNaturalize vai à escola para falar sobre a importância de recuperar e restaurar os rios

A equipe APLYSIA visitou a escola Municipal Milton Corteletti, na barra do Mangaraí (Santa Leopoldina-ES), para apresentar o projeto ReNaturalize, que vem sendo desenvolvido a um ano e meio no rio Mangaraí. 

Durante esse tempo o projeto tem aplicado técnicas britânicas de restauração fluvial. O objetivo do projeto é adaptar estas técnicas para a realidade socioambiental dos rios capixabas. Para isso é fundamental alinhar os objetivos do projeto às demandas das comunidades do entorno. "Diversas pesquisas tem demonstrado que o envolvimento da comunidade ribeirinha é um elemento chave para garantir o sucesso deste tipo de projeto. De nada adianta a implementação correta da técnica se a comunidade não estiver envolvida" afirma a pesquisadora Carolina Pinto.

A equipe APLYSIA apresentou o projeto em sala de aula para aproximadamente 280 crianças. Depois, as crianças tiveram um dia de atividades de campo para que elas conhecessem pessoalmente as técnicas de restauração e monitoramento ambiental que o projeto vem desenvolvendo. Durante a visita que aconteceu nos dias 14 e 15 de Junho as crianças puderam ver de perto as instalações de madeira e demonstraram grande interesse na biodiversidade local. Os professores, que apoiaram a iniciativa, puderam relacionar o que ensinam em sala de aula com a ciência aplicada. "É muito motivador ver que tantas crianças se identificam com o rio Mangaraí e conhecem bem a biodiversidade local. Para nós, o maior desafio é estimulá-las a preservar seus rios e apresentar alternativas de restauração dos recursos hídricos já degradados", comenta a bióloga Janaina Agra.

Em parceria com a diretoria e coordenação pedagógica da escola será realizado um concurso de redação e desenho com o tema "Rio Mangaraí, nosso rio, nossa vida". Esta também é uma atividade que envolve os alunos, professores e pais sobre o tema da conservação dos rios. O resultado do concurso fecha o ciclo de atividade de educação ambiental na escola.

No cenário da maior crise hídrica dos últimos 40 anos do estado do Espírito Santo, projetos como esse vem contribuir para que as novas e antigas gerações façam sua parte na preservação dos recursos hídricos apontando alternativas mais sustentáveis para recuperação de rios degradados.

WhatsApp