Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
19 set 2016

Projeto trabalha em prol da recuperação de rios e nascentes

No cenário da maior crise hídrica dos últimos 40 anos do estado do Espírito Santo, projetos ambientais como o Renaturalize vêm contribuir para recuperação de rios degradados.

Neste estudo, são utilizados conjuntos de técnicas britânicas de restauração fluvial, onde troncos de madeira são instalados na calha do rio como forma de recuperação. O projeto busca o restabelecimento de sistemas hidrológicos e geomorfológicos variados e dinâmicos que suportem ambientes aquáticos saudáveis e biodiversos de maneira natural e sustentável.

Na última semana, a Dra. Tatiana Heid Furley, diretora técnica da APLYSIA e coordenadora do projeto, foi até o programa Fala Manhã mostrar um pouco desta experiência aplicada no rio Mangaraí, um dos afluentes do Rio Santa Maria, no estado do Espirito Santo.

Já é possível observar com a aplicação do projeto no rio capixaba o aumento da biodiversidade no rio (peixes, algas, microbactérias), aumento da oxigenação da água, melhora na qualidade da água do rio. "Eu tenho 4x mais peixes nesse trecho que instalamos a madeira comparado a um trecho de um mesmo tamanho, no mesmo rio", destacou Tatiana.

CLIQUE AQUI para assistir a matéria completa

WhatsApp