Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
04 out 2016

ABTCP 2016: Redução de custos no tratamento de efluentes de celulose será tema na ABTCP

Pesquisadora da APLYSIA fala sobre como reduzir custos do tratamento de efluentes de celulose e ainda melhorar a qualidade do efluente

A "Influência da toxidade no tratamento biológico de efluente de celulose e papel" é tema no 49º Congresso Internacional de Celulose e Papel da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). A palestra será ministrada pela pesquisadora da APLYSIA, a bióloga Joselaine Broetto Lombardi, no dia 27 de outubro, às 14h40, durante a sessão técnica de meio ambiente.

O trabalho traz estudos que apontam como reduzir a ecotoxicidade e minimizar os impactos dos efluentes de celulose e papel - que carregam uma grande variedade de compostos químicos - sobre o ecossistema aquático, reduzir os impactos na ETE e os custos do tratamento, e com isso melhorar a qualidade do efluente geral tratado.

"O controle interno geralmente envolve a prevenção de perdas na fonte recuperando e/ou reduzindo os transbordos, drenagens ou fechando o circuito de água. O controle externo, trata o efluente a partir do momento que ele deixou o processo produtivo. Em muitos casos, quando não existe o controle interno de seus efluentes, estes podem chegar até a ETE com ecotoxicidade elevada e causar impactos à microbiota do sistema de tratamento de efluentes e como consequência reduzir a sua eficiência. Mas, tem como reduzir a toxicidade do efluente não tratado e consequentemente do efluente final das fábricas de celulose e papel a partir da identificação das fontes que contribuem para a toxicidade de efluente geral?, descreve a pesquisadora.

Os temas ambientais serão apresentados com exclusividade pela Aplysia na edição da ABTCP 2016. Todos os inscritos no Congresso têm acesso à palestra. As inscrições para o evento podem ser feitas CLICANDO AQUI.

A ABTCP 2016

O 49º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP, acontece de 25 a 27 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. É um dos principais acontecimentos do setor. São estimados mais de 500 especialistas e técnicos de renome internacional no evento, que acontece em conjunto com a Exposição de Fabricantes e Fornecedores do setor.


ASSISTA NOSSA PALESTRA:

Palestra: Influência da toxidade no tratamento biológico de efluente de celulose e papel

Data: 27/10/2016

Hora: 14h40

Local: Sala Horto Florestal 

WhatsApp