Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
01 set 2020

A Ecotoxicidade como um importante Indicador Ambiental

A APLYSIA - especialista em ecotoxicologia e suas aplicações, apresentou no SETAC Fundão Dam Rupture Environmental Science Meeting (2019), um evento científico internacional voltado à promoção de ações de recuperação ambiental do rio Doce, o trabalho sobre a Avaliação Ecotoxicológica no Rio Doce após o Rompimento da Barragem do Fundão.

 

O objetivo do trabalho foi mostrar através de ensaios ecotoxicológicos, bioindicadores da qualidade ambiental, os potenciais efeitos dos resíduos provenientes do rompimento da barragem de rejeitos das operações de mineração da Samarco. O artigo apresentado acaba de ser publicado e pode ser lido na íntegra clicando aqui.

 

Entendendo a Ecotoxicologia:

Enquanto as análises químicas identificam e quantificam as concentrações das substâncias tóxicas, os ensaios de toxicidade avaliam o efeito conjunto das substâncias  presentes na amostra sobre os sistemas biológicos. São realizados sob condições experimentais controladas, onde organismos bioindicadores são expostos às amostras.

Veja exemplos de aplicações envolvendo a ecotoxicologia em nossa página.