Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
20 set 2021

ReNaturalize é contemplado em premiação que reconhece soluções inovadoras em países do Brics

Método chamado de renaturalização, que foi implantado no rio Gualaxo do Norte, apresenta resultados satisfatórios e é uma das ações de reparação da Bacia do Rio Doce adotadas pela Fundação Renova

 

Pela Fundação Renova

Os resultados consolidados do projeto-piloto de renaturalização, solução desenvolvida pela APLYSIA e adotada pela Fundação Renova na reparação ambiental da Bacia do Rio Doce, têm demonstrado eficiência em restaurar as condições naturais do rio. De forma sustentável e com baixo impacto de intervenção, o projeto garantiu o segundo lugar na premiação BRICS Solutions for SDGs Awards 2021, que reconhece trabalhos de impacto realizados nos países do bloco, que é composto por África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia, e que ajudam, por meio de projetos inovadores e soluções de base tecnológica, a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Entre os resultados do ReNaturalize, que concorreu pela categoria Água Limpa e Saneamento (ODS 6), foi detectado o aumento do recrutamento dos peixes em até 38%, indicando um ambiente propício para alimentação, abrigo e reprodução de diferentes espécies. Várias espécies de peixes tiveram aumento de até 100% de biomassa amostrada, o que demonstra maior oferta de alimento. A velocidade do fluxo da água foi reduzida, aumentando o tempo de retenção hidráulica em até 63,5%, criando remansos que atraem a biota e controlam a erosão das margens. Também foi percebida uma recomposição dos habitats dentro do rio, com aumento da heterogeneidade do substrato em até 46%, além do restabelecimento da cadeia alimentar entre as principais comunidades aquáticas (ictiofauna e macroinvertebrados bentônicos), indicando a capacidade em retornar às condições naturais.

A solução integra as ações do Programa de Manejo de Rejeitos da Fundação Renova para restabelecer a vida aquática no rio Gualaxo do Norte, um dos principais afluentes do rio Doce e que abrange os municípios de Mariana, Ouro Preto e Barra Longa (MG).

“A premiação valida os esforços que a Fundação Renova tem empregado para restabelecer as condições ambientais pré-rompimento da barragem de Fundão. Apesar de todos os desafios enfrentados, é possível devolver a vida ao Gualaxo do Norte”, afirma Paulo Machado, especialista em Manejo de Rejeitos.

Com o objetivo de recriar características e processos ecológicos naturais em trechos afetados pela passagem de rejeitos, o Projeto Piloto de Renaturalização do Rio Gualaxo do Norte foi iniciado em 2019. Ao todo, revitalizou uma área de aproximadamente 1,8 km, com a fixação de 79 troncos de árvores, além de 103 troncos submersos e 23 feixes de capim no decorrer do rio, nos trechos 6 e 7, a montante e a jusante, respectivamente, da confluência do córrego Santarém com o rio Gualaxo do Norte.

Em 2020, com a judicialização, o Eixo 1 (item 5) solicitou a expansão da iniciativa, levando à renaturalização de outros 2 quilômetros, dessa vez, no trecho 9, próximo à comunidade de Ponte do Gama. Essa expansão teve sua parte de campo concluída em julho de 2021.

Sobre os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) são um apelo à ação para todos os países em 17 áreas críticas. Soluções para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão entre as áreas de foco sob a presidência indiana do BRICS.

As empresas têm sido fundamentais para ajudar as nações a progredirem nos ODS. Eles surgiram com soluções inovadoras e também desempenham um papel ativo na garantia de acesso a produtos e serviços de qualidade a preços acessíveis em saúde, educação, água e saneamento, energia e finanças, para comunidades de baixa renda e carentes.

------------

Veja mais sobre o método numa web série preparada pela APLYSIA:

https://conteudo.aplysia.com.br/renaturalize

 

WhatsApp