Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

CASOS DE SUCESSO

Análise de Dados desenvolvida pela Aplysia otimiza estudos ambientais em fábrica de celulose

Instrumento adaptativo da empresa auxilia nas tomadas de decisões, apresenta resultados satisfatórios nos manguezais do estuário do rio Jequitinhonha e o monitoramento junto a órgão ambiental passa de semestral para quinquenal

Diante da necessidade de avaliar os possíveis impactos da instalação e operação do pólo industrial, a APLYSIA, empresa especializada em estudos ambientais, desenvolveu um trabalho exclusivo de monitoramento adaptativo que gerou dados assertivos possibilitando análises concretas sobre os verdadeiros impactos no estuário do rio Jequitinhonha.

Graças a aplicação da metodologia e dos estudos ambientais desenvolvidos pela APLYSIA, um trabalho que teve início em 2002, foi possível constatar que não houve alterações negativas nas comunidades biológicas e na estrutura da vegetação relacionadas ao efluente tratado da indústria, pelo contrário: foram encontradas flutuações naturais na abundância do fitoplâncton, riqueza de espécies do zooplâncton e zoobentos e não houve diferenças estatísticas significativas nestes indicadores ecológicos entre os períodos pré e pós-operacionais. Em relação à estrutura da vegetação foi possível observar melhores condições após a implantação da fabrica. Tais informações subsidiaram a mudança da frequência do monitoramento junto ao órgão ambiental de semestral para quinquenal.

O excelente resultado é consequência do monitoramento adaptativo, que passa por avaliações criteriosas ao longo das campanhas (etapas) para que possa ser redesenhado de forma dinâmica de acordo com as variáveis que se mostram sensíveis ou que demonstrem melhores indicadores para o estudo em questão. Assim, ao longo de 16 anos, foi possível gerar dados sobre as comunidades biológicas e da estrutura da vegetação do mangue através de uma análise histórica que respondeu de forma conclusiva sobre a influência do efluente tratado da planta na qualidade ambiental do manguezal.

Com equipe altamente qualificada, a APLYSIA investe em soluções para superar os desafios ambientais das empresas e organizações, implantando metodologias personalizadas e desenvolvemos pesquisas e ferramentas para biomonitoramento e controle ambiental com foco em resultados.