Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
14 out 2019

Modelo para Racionalizar e Otimizar Monitoramentos Ambientais

É com muita alegria e orgulho que comemoramos os 06 anos do início do Peixe Guia: Projeto inédito no País que criou um modelo unificado de monitoramento ambiental para acompanhar a saúde dos rios capixabas.

Mais de 20 entidades, entre secretarias de Estado, prefeituras, ONGs, empresas e instituições de ensino, foram reunidos a fim de formalizar o início do projeto.

Após dois anos de pesquisa, o Instituto APLYSIA lançou o “Guia Técnico de Monitoramento dos Efeitos Ambientais em Corpos Hídricos”. O documento estabelece um modelo unificado de monitoramento da qualidade das águas e de despoluição dos rios do País.

O modelo foi baseado no Environmental Effects Monitoring (EEM), instrumento desenvolvido pela Agência Ambiental Canadense (Environment Monitoring) e pelo Canadian Rivers Institute. No Brasil, os métodos foram aplicados em um estudo realizado pelo Instituto APLYSIA em três rios do Espírito Santo: Benevente, Jucu e Santa Maria da Vitória.

O Peixe Guia já foi desenvolvido em países Europeus e em outros como Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália. No Brasil, o Espírito Santo foi a porta de entrada desse monitoramento.

 

Acesse o guia completo clicando aqui.

WhatsApp