Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
29 nov 2021

[CGCRE/INMETRO 17025] Nova acreditação reforça pioneirismo do Laboratório de Ecotoxicologia da APLYSIA

O laboratório da APLYSIA Soluções ambientais ampliou o seu escopo e se tornou o único do Brasil acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro - CGCRE/INMETRO 17025 para realização de ensaios ecotoxicológicos em organismos nativos dulcícolas, reforçando mais uma vez sua capacidade inovativa e pioneirismo no assunto.

Com a ampliação do escopo são 17 ensaios acreditados, entre marinhos e dulcícolas, em diversas matrizes. Em campo, a APLYSIA reforça ainda mais a sua expertise no assunto, estando também acreditada pelo Inmetro para coletar amostras para análises físico-químicas e biológicas.

Os ensaios ecotoxicológicos são muito utilizados para atendimento às CONAMAS 430/2011, 454/2012 e 396/2008, além de compor estudos como monitoramentos ambientais, caracterização da área de influencia de empreendimentos e toxicidade de efluentes e produtos químicos. A ampliação da acreditação significa tranquilidade e assertividade técnica para seus clientes, que podem confiar nos resultados obtidos através dos ensaios, além de maior conhecimento dos efeitos de suas amostras nas espécies locais.  

O escopo completo pode ser visto no site do INMETRO, CLICANDO AQUI.

 

 

Ensaios acreditados pelo Inmetro17025:

Ceriodaphnia silvestrii – Ensaio de toxicidade crônica

Daphnia laevis – Ensaio de toxicidade aguda

Danio rerio – Ensaio de toxicidade crônica

Artemia sp – Ensaio de toxicidade aguda

Nitocra sp – Ensaio de toxicidade aguda e crônica

Ceriodaphnia dubia – Ensaio de toxicidade crônica

Daphnia similis – Ensaio de toxicidade aguda

Danio rerio – Ensaio de toxicidade aguda

Lytechinus variegatus – Ensaio de toxicidade crônica

Echinometra lucunter  – Ensaio de toxicidade crônica

Mysidopsis juniae – Ensaio de toxicidade aguda

Skeletonema costatum – Ensaio de toxicidade crônica

Vibrio fischeri – Ensaio de toxicidade aguda

Raphdocelis subcapitata (sinomínia Pseudokirchneriella subcapitata) – Ensaio de toxicidade crônica

Hyalella azteca – Ensaio de toxicidade aguda e crônica

Leptocheirus plumulosus – Ensaio de toxicidade aguda

Grandidierella bonnieroides – Ensaio de toxicidade aguda e crônica

 

Matrizes acreditadas pelo Inmetro17025:

Água/Sedimento: elutriato, interface sedimento-água, água intersticial

Resíduos sólidos e líquidos: lixiviado e solubilizado

Produto químico: substâncias químicas solúveis, substancias químicas insolúveis, borras, resíduos, fluidos de perfuração e complementares.

 

Equipe de Campo também reconhecida pelo Orgão certificador

Para ensaios ecotoxicológicos em águas, sedimento e solo.

Para análise qualitativa e quantitativa de fitoplâncton e zooplâncton

Para análise de zoobentos

Para análises físico químicas de pH, temperatura, condutividade eletrolítica, oxigênio dissolvido, potencial de oxirredução (em águas e sedimento), determinação de transparência e óleos e graxas.

 

Sobre os Ensaios Ecotoxicológicos

Os ensaios ecotoxicológicos podem ser utilizados para avaliar se o efluente liberado pela indústria afeta os organismos que habitam aquele rio ou mar, para avaliar o nível tóxico de algum produto químico, para avaliar a qualidade do sedimento ou solo de alguma determinada região. Pode-se, com esses ensaios, avaliar o efeito agudo ou crônico do agente contaminante para o meio ambiente.

 

Sobre a APLYSIA

Com mais de 24 anos de mercado, com sede em Vitória (ES), a APLYSIA desenvolve soluções completas e personalizadas para diferentes demandas na área ambiental. Seus eixos de atuação são: Inovação, Gerenciamento Ambiental da Produção, Restauração Ambiental, Governança e Gerenciamento de Crise. A empresa conta com um quadro multidisciplinar composto por profissionais de alta qualificação. Sua infraestrutura inclui um laboratório especializado em análises ecotoxicológicas, biológicas e microbiológicas.

 

WhatsApp