Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
24 abr 2015

Modelo de Diagnóstico e Monitoramento Ambiental Aquático

Entrevista da Dra. Tatiana Furley, diretora presidente do Instituto APLYSIA, sobre o Projeto Peixe Guia, que tem como objetivo desenvolver um Modelo de Diagnóstico e Monitoramento Ambiental Aquático, baseado na experiência Canadense. Esse projeto acontece em parceria com entidades nacionais e internacionais envolvendo a academia, indústria, governo e sociedade.

Escute a entrevista na íntegra: Gazeta Online ? Projeto estrangeiro de Monitoramento Ambiental

Iniciado em dezembro de 2013, o projeto Peixe Guia avalia, até o final deste ano, qual deveria ser um diagnóstico ambiental mínimo e eficaz para analisar a saúde dos recursos hídricos no Espírito Santo. Este método consiste em acompanhar a saúde, reprodução e o funcionamento de órgãos vitais das espécies de peixes dos rios analisados. Este modelo de monitoramento ambiental surgiu no Canadá há 25 anos. Até o fim do ano o projeto também deve entregar às autoridades públicas um diagnóstico da situação ambiental dos Rios Santa Maria, Benevente e Jucu.

O Peixe Guia já foi desenvolvido em países alguns europeus e outros como Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália. Na América do Sul esse método já é aplicado na Argentina, Uruguai e Chile. O Espírito Santo é a porta de entrada para iniciar esse monitoramento no Brasil, de acordo com a coordenadora deste trabalho, Tatiana Furley, em entrevista cedida ao programa CBN Cotidiano, na tarde desta segunda-feira (20).

WhatsApp