Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
06 mar 2017

Técnica trazida pela APLYSIA e usada pela 1ª vez no Brasil faz rio no ES voltar a ter vida

Neste último sábado (04/03/17) saiu no Jornal Hoje a reportagem "Técnica usada pela 1ª vez no Brasil faz rio no ES voltar a ter vida" que mostra que troncos de eucaliptos estão ajudando a trazer mais vida para um rio importante do Espírito Santo. A técnica trazida pela APLYSIA, através do edital de inovação Tecnova da Fapes/Finep/MCTI, e usada no Brasil pela primeira vez já aumentou em mais de 80% a quantidade de peixes no Rio Mangaraí, que fica em Santa Leopoldina, na região Serrana do estado.

Os resultados começaram a aparecer quase um ano após o início do projeto da APLYSIA chamado ReNaturalize, em um trecho de 200 metros do Rio Mangaraí, que é um dos principais afluentes do Rio Santa Maria da Vitória, que abastece a Grande Vitória. Dentre os resultados obtidos, foram observados a redução da velocidade da água, o que permite uma infiltração maior no lençol freático; maior oxigenação da água; retenção dos sedimentos que descem o rio e que assoreiam não só o afluente, mas também o rio principal; aumento da biodiversidade no rio; formação de lugares com ramas, cascalho, o que cria maior heterogeneidade, e logo, maior biodiversidade.

Além disso, a comunidade local foi envolvida no processo, aprenderam a instalar a madeira. Crianças da escola da região fizeram visitas para aprender os benefícios da madeira dentro do rio, tiveram aula prática e desenho, concurso de redação, a intenção é que eles cuidem do espaço no futuro.

Veja a reportagem completa do Jornal Hoje aqui!

WhatsApp